Cantata Natalina: até 2019
Em quatro apresentações, espetáculo evangelizador narrou o nascimento do menino Jesus sob a perspectiva da Bondade
Em quatro apresentações, espetáculo evangelizador narrou o nascimento do menino Jesus sob a perspectiva da Bondade

 

Os fogos de artifício que iluminaram o céu de Passo Fundo, na noite de sábado (08), marcaram a despedida da Cantata Natalina de 2018. Neste ano, o espetáculo evangelizador cantou, em três apresentações no município e uma em Carazinho, o nascimento do menino Jesus, sob a perspectiva da Bondade.

Cantata Natalina 2018- Última Apresentação (1) (Copy)O tema, eleito pela Comissão Central de Organização do evento, faz memória à trajetória de 95 anos das Irmãs de Notre Dame no Brasil e busca cumprir com o pedido de sua mãe espiritual, Santa Júlia Billiart, de tornar o bom Deus conhecido e amado. Afinal, conforme destaca a presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Ludwig, quando a bondade e a misericórdia de Deus se manifestaram em Jesus Cristo, a humanidade foi salva. “A bondade é uma virtude do coração, é o dom do espírito de Deus. Jesus é a manifestação do coração misericordioso de nosso Pai, que se fez carne para libertar os homens do pecado”, explica.Cantata Natalina 2018- Última Apresentação (3) (Copy)

Nas quatro semanas de apresentação do maior espetáculo natalino do norte gaúcho, os espectadores assistiram às janelas dos Colégios Notre Dame serem abertas por pequeninas e ansiosas mãos infantis. O ato que há, doze anos marca o início do evento evangelizador, deu início ao espetáculo, composto por 20 quadros artísticos. Nele, mais de 600 artistas voluntários apresentaram cânticos, coreografias e encenações que representaram a bondade divina.

Antecedida, neste sábado, pelo agradecimento do deputado estadual Gilberto Capoani – que lembrou que a Cantata é patrimônio histórico de Passo Fundo e exemplo da propagação de valores como a solidariedade e a fraternidade – a narrativa, enalteceu a generosidade de Deus para com a humanidade, que, além de ser manifestada pela oferta do Seu filho para salvá-la, foi traduzida em todas as maravilhas do universo. Em contraponto, porém, o seu Cantata Natalina 2018- Última Apresentação (2) (Copy)roteiro propôs o questionamento sobre se, enquanto homens, seríamos capazes de viver a seu exemplo, trocando destruição por preservação, guerra por paz, intolerância por respeito e sofrimento por amor.

Contudo, ainda que reflita algumas das mazelas da atualidade e indague o público sobre qual será a sua interferência sobre o futuro, o espetáculo popular não perdeu seu caráter esperançoso. Afinal, o ato máximo da bondade divina – representado pela criança que, sob o olhar amoroso de Maria e José, repousa na simplicidade de uma manjedoura, onde recebe a reverência de reis e pastores – é símbolo eterno de renovação.

A comoção desta representação adquiriu tom festivo com crianças, que, alegremente, dançaram sob a “neve” e Papais Noéis que Cantata Natalina 2018- Última Apresentação (231) (Copy)distribuíram doces para o público, antes que as janelas se fechassem e o céu negro da noite ganhasse o colorido dos fogos silenciosos, que simbolizava um “até 2019!”.

Pré-apresentação da Orquestra Notre Dame:

Antes do início do espetáculo, canções tradicionais de Natal já embalavam o público que, às 20h10min, estava reunido na Praça Notre Dame, à espera da última apresentação da décima segunda edição da Cantata. Elas foram executadas pela Orquestra Notre Dame – formada por estudantes e ex-alunos do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, sob regência de Guilherme Gambetta da Silva – e foram entoadas pelos cantores do Coral Infanto-juvenil Notre Dame.

Além dos temas natalinos, durante a Pré-apresentação, a Orquestra também apresentou músicas populares, em formato instrumental.

Veja mais fotos da pré-apresentação com a Orquestra e o Coral Infanto-juvenil Notre Dame:

Veja mais fotos da última apresentação da Cantata Natalina 2018:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *