A bondade materializada na criança que repousa sobre a manjedoura
Penúltima apresentação da Cantata Natalina propõe reflexão e enaltece a esperança
Penúltima apresentação da Cantata Natalina propõe reflexão e enaltece a esperança

Cortada pelo piscar das luzes natalinas que, desde o início de novembro, abrilhantam a Praça Notre Dame, a escuridão ainda imperava quando as primeiras cadeiras dobráveis foram posicionadas no local, voltadas para o Colégio Notre DameCantata Natalina - 2ª apresentação (1) – de cujas janelas, cerca de 24 horas depois, seriam observadas as crianças em túnicas vermelhas e brancas que, há 12 anos, são um dos símbolos dos festejos natalinos em Passo Fundo.

No sábado (01), após o Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, expressar sua alegria por, à véspera do Advento, milhares de pessoas estarem reunidas para já voltarem seus pensamentos e sentimentos para a festa do Natal, as delicadas e ansiosas mãos infantis abriram caminho para que suas vozes fossem projetadas para o público que, maravilhado, contemplaria, a bondade do criador e, reflexivo, analisaria sua postura para com os seus sinais.

Afinal, em 2018, o espetáculo de Natal realizado pela Congregação de Nossa Senhora e pelas instituições de ensino por ela mantidas pretende conduzir o olhar dos espectadores para o ensinamento concretizado no milagre do nascimento do menino Jesus, como explica a coordenadora Geral da Cantata Natalina. Cantata Natalina - 2ª apresentação (2)“Em Sua infinita bondade, Deus nos deu o Seu filho. Maria, uma mulher sensível e bondosa, acolheu Seu projeto, junto do seu esposo, José, um homem justo e bom”, comenta Irmã Antônia Nogueira, enfatizando que, além de um tema muito significativo para as Irmãs, pois sua profissão de fé é assinalada pelo carisma de “Proclamar a bondade de Deus e Seu amor providente”, a bondade foi escolhida como tema para esta edição do evento pois, há 95 anos no Brasil, as religiosas sentem-na em atitudes de carinho e de acolhimento do povo com que atuam.

Cantata Natalina - 2ª apresentação (5)Por isso, ao longo dos seus 20 quadros artísticos – protagonizados por, cerca de, 600 estudantes voluntários, entre atores, coralistas, dançarinos e musicistas -, a narrativa enalteceu a generosidade de Deus para com a humanidade, que, além de ser manifestada pela oferta do Seu filho para salvá-la, foi traduzida em todas as maravilhas do universo. Em contraponto, porém, o seu roteiro propõe o questionamento sobre se, enquanto homens, seríamos capazes de viver a seu exemplo, trocando destruição por preservação, guerra por paz, intolerância por respeito e sofrimento por amor.

O espetáculo popular, ainda que reflita algumas das mazelas da atualidade e indague o público sobre qual será a sua interferência sobre o futuro, não perdeu seu caráter esperançoso. Cantata Natalina - 2ª apresentação (7)Afinal, o ato máximo da bondade divina – representado pela criança que, sob o olhar amoroso de Maria e José, repousa na simplicidade de uma manjedoura, onde recebe a reverência de reis e pastores – é símbolo eterno de renovação.

Por isso, a Avenida Brasil, em frente ao educandário, foi tomada por crianças, que, alegremente, dançaram sob a “neve” e cantarolam hinos de Natal e por Papais Noéis que, a exemplo dos magos, presentearam a plateia com doces – doados pela comunidade educativa do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus.

Por fim, o festejo chegou aos céus, assim como quando os anjos celebraram o nascimento do Deus menino, por meio de um breve show de fogos de artifício silenciosos.

Cantata Natalina - 2ª apresentação (4)Última apresentação acontecerá no próximo sábado (08):

Também iniciada às 21h, a apresentação de despedida do espetáculo da Bondade ocorrerá no próximo sábado (08). Às 20h10min, contudo, a Orquestra e o Coral Infantojuvenil Notre Dame protagonizarão o show de abertura do espetáculo.

Confira algumas fotos do show de abertura do espetáculo, apresentado pelo Programa Bombeiro Mirim:

Veja as fotos da segunda apresentação da Cantata Natalina em Passo Fundo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *